sábado, 19 de fevereiro de 2011


TERTÚLIA: "Reflectir a Memória de Gisberta"

O GRIT - Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transexualidade da Associação ILGA Portugal, em parceria com a rede ex aequo - associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e simpatizantes e a Associação pela Identidade - Intervenção Transexual e Intersexo, vai realizar, no próximo dia 26 de Fevereiro às 21h00, no Centro LGBT (Rua de S. Lázaro, 88, Lisboa), a tertúlia "Reflectir a Memória de Gisberta".

No dia 22 de Fevereiro completam-se cinco anos sobre a descoberta do corpo de Gisberta Salce Júnior, mulher transexual, brasileira, imigrante, toxicodependente, seropositiva e prostituta, assassinada brutalmente por um grupo adolescentes institucionalizados. Sofreu de agressões, tortura e sevícias sexuais durante três dias, para depois ser atirada para um poço, até sucumbir à morte, afogada.

Um crime que “chocou o país”, que insistia em fechar os olhos às realidades das pessoas transexuais, e às consequências de uma identidade e cidadania não reconhecidas. Apenas cinco anos depois a lei portuguesa reconhece esta lacuna, procedendo à lei que permite às pessoas transexuais alterarem o seu sexo e nome nos documentos de identificação, adequando-os à sua identidade. Falta ainda, no entanto, protecção social e laboral, para que todas estas pessoas tenham a possibilidade de desenvolver as suas vidas com dignidade.

Oradores:
Carla Moleiro (Investigadora e Doutorada em Psicologia Clínica)
Fernanda Câncio (Jornalista)
Joana Almeida (ILGA Portugal)
Júlia Mendes Pereira (Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transexualidade e Associação pela Identidade)

Moderação: rede ex aequo