sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

COMUNICADO

O GRIT - Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transexualidade vem, no seguimento do comunicado da sua desassociação da Associação ILGA Portugal, anunciar que, doravante, adopta o nome de Associação pela Identidade – Intervenção Transexual e Intersexo, prevendo oficializar-se como associação de solidariedade social com brevidade.

Desta forma, o Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transexualidade mantém-se, com tal denominação, como uma unidade da Associação ILGA Portugal, com a responsabilidade de cuidar dos temas relacionadas com os direitos das pessoas transexuais, dentro desta associação. É, assim, confirmado o objectivo do GRIT em tornar a ILGA Portugal numa associação LGBT cada vez mais inclusiva à sigla T, através da produção de material formativo e informativo, assim como da implementação de iniciativas socioculturais.

A Associação pela Identidade, por sua vez, assume-se como uma unidade autónoma e complementar ao movimento LGBT, com o objectivo de reflectir e intervir em exclusivo nas temáticas da transexualidade, e também da intersexualidade, que assumimos de forma a explorar as afinidades e diferenças entre estas duas condições.

Este é um projecto que descende directamente do GRIT – Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transexualidade, a partir do qual se forma, mas também, indirectamente e em parte, da extinta ªt. – Associação para o Estudo e Defesa do Direito à Identidade de Género, que já procurou trabalhar num activismo voltado em exclusividade para as questões de género. Ou mesmo de todos os que lutaram, à sua maneira, pela melhoria de vida das populações transexuais e intersexo.

Com a reaprovação da Lei de Identidade de Género na Assembleia da República, sem alterações atentatórias aos Direitos Humanos, e com garantia de promulgação pelo Presidente da República, reafirmamos o sentimento de conquista: trata-se do reconhecimento da nossa identidade e cidadania! E acrescentamos o significado da data que se aproxima e assinala os cinco anos sobre o assassinato da mulher transexual Gisberta Salce Júnior, a mesma que nos relembra o quanto há ainda por fazer.

Este momento faz-nos sentir confiantes e positivos na concentração de energias e esforços que nos garantam conquistar cada vez mais e melhores condições de vida, tornando-se claro que este é o momento para que as populações transexuais e intersexo surjam e se estabeleçam num activismo muito próprio, ímpar e seu. Reavivamos o convite para que mais pessoas se juntem a nós!

A Associação pela Identidade – Intervenção Transexual e Intersexo

Contactos:
E-mail: associacaopelaidentidade@gmail.com
Blog: http://associacaopelaidentidade.blogspot.com/